Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
A definição do que consistem os direitos humanos aponta para diversos significados, que corresponde a processos históricos, abertos, dinâmicos, complexos e plurais na luta pela consolidação da dignidade humana.
O professor André de Carvalho Ramos¹ define que “os direitos humanos consistem em um conjunto de direitos considerado indispensável para uma vida pautada na liberdade, igualdade e dignidade. Os direitos humanos são os direitos essenciais e indispensáveis à vida digna”.
No mesmo sentido, Robert Alexy² entende que os direitos humanos possuem cinco características essenciais, a saber: “a universalidade, a fundamentalidade, a abstratividade, a moralidade e a prioridade”.
Andando completamente na contramão do que se entende por direitos humanos, há um grupo extremamente vulnerabilizado, cujo acesso aos direitos mais básicos, como moradia, saúde, educação, saneamento, trabalho e renda, lhes é negado.
Correspondem a uma parcela da população altamente estigmatizada, que desperta na sociedade sentimentos de rejeição, discriminação e indiferença, sendo alvo de violência física e psicológica por onde passam.