Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
A presente obra tem como finalidade investigar o conceito, as características, as causas e consequências das chamadas penas ilícitas, conceito inventado pela doutrina argentina. Em um continente como a América Latina, marcado por ilicitudes e genocídios prisionais, esse conceito ganha especial importância nos sistemas jurídicos da modernidade. Com o escopo de apurar tal problema, aborda-se, inicialmente as vinganças penais, o período de humanização das penas e o período científico. Posteriormente, avaliam-se os motivos da crise do sistema carcerário, o negócio lucrativo do encarceramento em massa, a necropolítica de Estado, o racismo, a criminalização da pobreza, o agravamento da crise pela Covid-19 e o estado de coisas inconstitucional. Por fim, estuda-se com mais profundidade as penas ilícitas, fazendo- se uma análise com base nos princípios da execução penal, para depois analisar as penas ilícitas em alguns presídios brasileiros.