A fim de melhor alcançar seu objetivo geral, o presente livro buscou dialogar com autores de outras áreas diversas do Direito, de modo a colher informações de outros campos de conhecimento. Também buscou-se incluir na fundamentação teórica uma gama de pesquisadores que trouxessem mais representatividade e uma variedade maior de perspectivas, de modo que a bibliografia contemplasse, na medida do possível, uma produção de conhecimento que não se restringisse aos autores tradicionais.
Por fim, destaca-se que este livro não possui a pretensão de esgotar o tema e nem poderia fazê-lo, por respeito ao recorte metodológico e por acreditar que a temática continuará em contínua evolução doutrinária, normativa e jurisprudencial. Contudo, espera-se que possa contribuir para uma maior compreensão a respeito dos Direitos Humanos das Pessoas Migrantes, seja capaz de fomentar reflexões e discussões sobre o tema, e, por fim, possa sensibilizar quem estiver lendo para questões dessa natureza.
Analista da Plataforma de Ação contra Corrupção do Pacto Global da ONU no Brasil
Pós-graduada em Direitos Humanos e em Direitos Difusos e Coletivos pelo Curso CEI, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Advogada por formação. Foi Assistente de Gestão e Ações Transversais (Eixo 5) do Programa Fazendo Justiça, parceria firmada entre o PNUD, o CNJ e o SENAPPEN. Foi pesquisadora vinculada ao Direito Internacional sem Fronteiras (DIsF) na linha “Diálogo entre a Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Tribunal Europeu dos Direitos dos Homens”. Atualmente é Analista da Plataforma de Ação contra Corrupção do Pacto Global da ONU no Brasil.