Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a judicialização de políticas públicas por Cortes e Tribunais constitucionais na proteção de direitos fundamentais e a relevância do fenômeno do transconstitucionalismo na construção dessas decisões asseguradoras, em razão do exercício harmônico e independente dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, na proteção democrática dos preceitos constitucionais. A análise do tema é importante, porque envolve a proteção e efetivação de direitos constitucionalmente reconhecidos pelo Estado brasileiro, interpretação conforme a Constituição, judicialização de políticas públicas, separação dos Poderes, sistema internacional de proteção de direitos humanos, bem como o limite de atuação proativa da Corte Suprema brasileira na guarda e proteção dos ditames constitucionais.